Inovação, aprendizagem, resiliência e gratidão
Por Roberta Mendes Dos Santos (professora de Matemática – Ensino Fundamental II)
Antes de iniciarmos o isolamento social, fui convidada pela minha Coordenadora Joana a gravar uma aula piloto e a pensar na possibilidade de a escola entrar em quarentena e dar continuidade com as aulas no Ensino Fundamental II, por meio de aulas não presenciais.
No dia 23/03/2020, iniciou-se o isolamento social, devido à pandemia da COVID-19. Iniciamos nossas aulas on-line. Mas como seria?
Tudo começou ainda no colégio, no período de 11/03 a 18/03/2020. Foram dias de extremo trabalho, muita dedicação, empenho, muito aprendizado e de uma rica troca de experiências. Neste período, os alunos já não estavam mais frequentando a escola. Nós, professores, fomos orientados a como trabalhar a distância, como fazer uma videoconferência, como gravar nossas aulas e em quais dias e horários estaríamos com os alunos. Tivemos que aprender fazendo, dada as circunstâncias, não houve tempo para treinar ou ensaiar.
Foi muito assustador no começo, mas procurei, em meio a tudo isso, me acalmar, me manter serena e pesquisar novas tecnologias, esclarecer minhas dúvidas, erguer as mangas e seguir em frente, pois eu tinha certeza de que não estaria sozinha nessa caminhada.
Foi preciso adaptar meu planejamento do primeiro trimestre do 7.º ano para que pudesse trabalhar e ensinar da melhor forma os Objetos do Conhecimento mais adequados para esse primeiro momento, e aos poucos, quando fui ganhando mais prática, confiança e me adequando às novas tecnologias, fui envolvendo álgebra, geometria e demais eixos, sempre propondo atividades diversificadas, mantendo a qualidade das aulas, mas buscando Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que não desenvolvessem ou necessitassem da construção geométrica, uma vez que, muitos alunos deixaram em seus armários, na escola, seus materiais de construções geométricas.
Para as primeiras aulas não presenciais, gravei vários Powerpoints com explicações dos conteúdos e utilizava o Word no esclarecimento das dúvidas dos alunos. Rapidamente, a Direção Acadêmica e a Coordenação de Área providenciaram uma mesa digitalizadora que veio para somar, para nos ajudar muito, facilitando nosso trabalho no esclarecimento das dúvidas dos alunos. As aulas ficaram mais atrativas e os alunos adoraram esse recurso.
Procurei pesquisar novas técnicas do uso da mesa digitalizadora para atrair mais meus alunos, e atender a todas as demandas deles. Pedi ajuda aos meus colegas do departamento de Matemática e para a minha coordenadora de área Joana Abbiatti, que com seu profissionalismo, parceria, bom senso, olhar atento e carinho me fez sentir mais segura.
Com apenas quatro meses de trabalho no Colégio São Luís, só posso dizer da minha grande felicidade em fazer parte desta grande e respeitada Família que me acolheu com tanto respeito e carinho.
A seguir, ilustro algumas atividades e recursos utilizados nas aulas de Matemática não presenciais.
Aula gravada no PowerPoint
Aula gravada usando a mesa digitalizadora no OneNote
Aula gravada usando a mesa digitalizadora no Whiteboard, um aplicativo da Microsoft
Alguns alunos me procuraram durante o dia para esclarecer as dúvidas, e o recurso da mesa digitalizadora facilitou muito a explicação.
As aulas não presenciais trouxeram grandes desafios a serem superados, mas também ajudou os alunos a me procurar via chat do TEAMS, e, com isso, vencer a timidez. Dessa forma, eu consigo fazer um atendimento personalizado e pontual no esclarecimento de dúvidas e orientações de estudo. Assim como no presencial, é possível atender alunos fora do período de aulas, principalmente aqueles que, por algum motivo, não conseguiram entrar na aula. Sempre que necessário, agendo o atendimento.
Semanalmente, planejávamos um roteiro de aulas, elaborado com uma semana de antecedência e sempre passa pela supervisão da Joana, nossa Coordenadora de Área, que é sempre parceira.
Esse momento de aula não presencial me fez crescer muito profissionalmente e pessoalmente. Me senti o tempo todo muito produtiva, parceira, aprendendo constantemente, ensinando de uma maneira que jamais pensei em fazer, trabalhando também minha resiliência, tentando fazer com que os alunos ficassem motivados nas aulas. O grande desafio foi dar atenção e ensinar os 150 alunos do 7.º ano.
O Colégio São Luís como um todo tem nos parabenizado, elogiado nosso trabalho e se mostra muito grato pelo nosso empenho e dedicação ao abraçarmos, com profissionalismo, esse novo momento da Educação. Sentimos, sempre, que existe parceria e isso traz tranquilidade e ânimo para continuarmos a realizar, cada vez mais, um trabalho de excelência acadêmica.
Assim como demos continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, continuamos também com os processos avaliativos, mas, como não podia deixar de ser, realizamos adaptações para esse período de isolamento.
Elaboramos e aplicamos a AV1, avaliação processual, demos sequência à AV2, que é um projeto interdisciplinar, aplicamos a AV3 de Matemática, uma avaliação inteiramente dissertativa e realizamos a AV4, de múltipla escolha, que ocorre ao final de cada trimestre.
Adaptações nas Atividades Avaliativas (AV1)
Ao elaborarmos a AV1 para ser aplicada presencialmente, trabalhamos as metodologias ativas, atividades diversificadas em grupo ou em duplas, investigações matemáticas, construções geométricas, pesquisas, levantamento de dados. Escolhíamos instrumentos que facilitassem a aprendizagem dos alunos em relação aos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, Objetos do Conhecimento e as Competências Gerais (Repertório Cultural, Comunicativa, Cultura digital, Lógico-analítica, Colaborativa, Político-social e Intrapessoal).
Dada a peculiaridade do momento não presencial, foi preciso adaptar as AV1 que já tinham sido elaboradas, mas a minha preocupação na adaptação foi de não descaracterizar as atividades. As AV1 que foram pensadas para serem realizadas em grupo, foram adaptadas para o individual. Essa mudança de planejamento foi muito enriquecedora, tanto para mim como professora, quanto para os alunos. Uma das AV1 que elaborei não deu certo, pois cada aluno interpretou a atividade de uma maneira diferente e nem todos os estudantes tinham disponível o material solicitado, o que dificultou muito a confecção do trabalho e a correção individual.
Foi preciso elaborar outra AV1 e a anterior será refeita com os alunos em aulas presenciais. Mesmo elaborando uma nova AV1, houve uma grande preocupação em não descaracterizar os objetivos da AV1 anterior, mas dar aos alunos condições de vivências e de aprendizagens significativas, promovendo um ensino integrado aos conhecimentos e às atitudes matemáticas, de realizarem com maior facilidade as propostas e com o tempo de realização adequado, tendo materiais necessários para o desenvolvimento e que fossem orientados a enviar as atividades de maneira mais fácil. Outro ponto de atenção foi o zelo na elaboração das rubricas, que norteam a correção das atividades AV1, pois estas, assim como as avaliações, também tiveram que ser adaptadas para a nova realidade de aulas não presencias.
O retorno dos alunos no que se refere à realização das AV1 foi muito positivo. Os resultados foram ótimos.
Seguem alguns exemplos de AV1 realizadas e entregues pelos alunos.
Adaptações no Projeto Interdisciplinar (AV2)
Projeto multidisciplinar AV2
Ano / série: 7.º ano.
As ODSs trabalhadas foram:
Temática anual:
Educação de qualidade, alteridade, educação na cidade de São Paulo.
Pergunta Norteadora do 1.º trimestre:
Como podemos comunicar dados sobre a realidade da educação brasileira?
O trabalho todo foi planejado para ser realizado nas aulas presenciais, até que veio o comunicado do isolamento social.
Os alunos assistiriam ao filme O menino que descobriu o vento, não na sala de aula comendo pipoca, mas assistiram em casa com a família ou até mesmo sozinhos.
O questionário sobre o filme que seria respondido em grupo, foi respondido individualmente e entregue ao Professor Orientador, via Tarefas pelo Teams.
Todo o planejamento foi refeito, pensando nas aulas a distância.
Ter trabalhado em equipe foi fundamental para que essa atividade fosse realizada com sucesso. Essa equipe foi composta pelos Professores de História (Luiz Alfredo Maciel Da Silva), Professora de Geografia (Daniela Anselmi Cury Rojas), Professor de Biologia (Antonio de Padua Duarte Teixeira) e a Professora de Língua Portuguesa (Larissa Teodoro Andrade).
Como o carro-chefe e o produto final eram a apresentação do trabalho em forma de infográfico, elaborei pela primeira vez um Tutorial em PowerPoint e tela gravada explicando o que é um infográfico e como construir um. Este momento foi grande aprendizado para mim.
Os alunos foram desafiados a trabalhar em grupos a distância, fazendo pesquisas e elaborando o Infográfico utilizando a plataforma Canva.
Elaborei também um Tutorial para ensinar os alunos a utilizarem o Excel, pois precisavam fazer uma tabela e inserir um gráfico no Infográfico.
A cada atividade desenvolvida, buscamos um retorno por parte dos alunos. Em relação a esta atividade, o que recebemos foi muito positivo e, segundo os relatos, os estudantes gostaram muito de trabalhar com o Canva.
Adaptações na AV3
A avaliação AV3 deveria ter sido aplicada no dia 10/03/2020 presencialmente, mas por conta da pandemia, a prova foi adiada.
A AV3 foi reelaborada e aplicada on-line, no dia 23/04/2020. O envio da avaliação para os alunos foi via Tarefas no Teams, no mesmo formato que seria realizada presencialmente, em que os alunos apresentariam todas as etapas de resolução, de cada exercício proposto. Os alunos enviaram a prova realizada em PDF ou por fotos, também via Tarefas no Teams. Recebi mais de 1000 fotos e arquivos para baixar e corrigir. Foi um trabalho intenso, mas com retorno positivo.
Elaborei uma planilha no Excel para me ajudar no trabalho de correção das provas e, principalmente, para atribuir as notas usando o mesmo critério de avaliação com todos os alunos.
No período de aplicação das AV3, nós, professores, ficamos à disposição dos alunos, via chat, caso eles tivessem alguma dúvida. Pensei que seria acionada com frequência, mas fui pouco procurada, e acredito que isso se deva ao meu esforço de elaborar enunciados com comandos claros.
A resolução da AV3 foi feita com os alunos, utilizando a mesa digitalizadora, durante uma videoconferência gravada para que o aluno possa acessar quando quiser.
Vídeo – AV3 – 7/5
https://web.microsoftstream.com/video/b9eeb46d-068b-4a3b-9ed8-d9d13ae6e9ac
Adaptações na AV4
A AV4 também foi reelaborada, contendo 6 questões e foi aplicada no dia 14/05/2020, das 8h às 13h, para todos os alunos do Ensino Fundamental II (6.º ao 9.º anos).
Outro grande aprendizado, pois eu nunca tinha utilizado a plataforma FORMS para elaboração de atividades.
Tive o suporte dos funcionários do departamento de Tecnologia Educacional.
Sempre que precisei conhecer uma plataforma nova, um aplicativo novo, uma nova tecnologia, recorri aos meus colegas do departamento de Matemática, sempre dispostos a ajudar, e dos funcionários do departamento de Tecnologia Educacional.
A resolução foi gravada durante a videoconferência com os alunos e disponível em PowerPoint, utilizando a mesa digitalizadora.
Vídeo – Correção da AV4 – 15/5
https://web.microsoftstream.com/video/dc2ee9ee-7093-46d1-845d-312e7e2d000c
Nem só de avaliações vive uma professora de Matemática. Sempre com a preocupação de realizar as adaptações necessárias, dei continuidade a outras atividades que compõem o período escolar, como as Assembleias e publicações nas redes sociais do colégio.
Assembleia com os alunos do 7.5
No dia 29/05/2020, fiz uma assembleia de avaliação do primeiro trimestre com os alunos da 7.5. Fiquei muito feliz pela confiança a mim depositada e em conduzir esta assembleia. Minha vasta experiência em sala de aula, afinal são 20 anos de experiência como professora, me tranquilizou. Os alunos participaram, respondendo via Chat: Que pena…, Que bom…, Que tal? Os relatos foram ótimos e esta aula foi gravada.
Assembleia 7.5 – Avaliação do Primeiro Trimestre 29/05
https://web.microsoftstream.com/video/c0499e5b-62ce-47df-8766-94ab0f418fb0
Vídeo publicado nas redes sociais sobre Avaliação a distância
O Departamento de Comunicação do Colégio me convidou para gravar, em uma aula que antecedesse a AV4, as orientações da prova para os alunos. Esta gravação fez parte de um vídeo da Instituição e foi exibido no dia 13/05/2020 em várias redes sociais. Foi um grande privilégio participar desta edição.
https://www.instagram.com/p/CAJIRhUA-F2/?igshid=1gb5gyoh9rmfw
Atividade mensagens dos alunos aos professores
No dia 26/05/2020, logo que as aulas iniciaram, fui surpreendida com envio de várias mensagens de agradecimento e elogio às minhas aulas e ao meu trabalho. Fiquei muito emocionada e muito agradecida a Deus por estar vivendo tantas emoções nesta Instituição de Ensino tão respeitada e com muita tradição.
Esta linda iniciativa partiu do Professor Rogério Darabas, de Ensino Religioso; em umas das atividades propostas pelo professor, os alunos tinham a tarefa de escrever recados para o docente que quisessem.
Com apenas quatro meses de trabalho no Colégio São Luís, só posso dizer da minha grande felicidade em fazer parte desta grande e respeitada Família que me acolheu com tanto respeito e carinho.