Família Pranskevicius Fernandes Paula
Por Família Pranskevicius Fernandes Paula (aluna no 5° EFI)
As descobertas… “Meu marido fala: esse tempo aqui em casa foi ótimo, como estou aprendendo com a Laura e como é o jeito dela no dia a dia, o quanto ela está nos ensinando.”
Os desafios… “O que tem que ser trabalhado com ela é a questão da ansiedade. Ela sente muita falta da escola, dos amigos, da família. Às vezes chamo para ir à padaria e sair um pouco comigo e ela fala “não, mãe, eu quero ver quantos dias consigo ficar em casa, é para ficar em casa”. É demais, é uma lição mesmo. As aulas on-line são importantes por ter o contato visual com a professora, os amigos. Mas, pela Laura, sei que não é um consenso, o tempo de aula é pouco, se ela tivesse o tempo de aula que teria no colégio ela lidaria superbem com isso, seria a ocupação dela, ela pede mais, antecipa tudo. É importante que as crianças tenham momento para falar das angústias, o que estão passando, de poderem expor o que está sentindo aos professores, dividir com um amigo.”
O que levaremos para sempre… “O que vai ficar marcado em nossa vida é o contato único, antes mais aos fins de semana, agora tanto faz o dia da semana. Há coisas ruins da quarentena que não dependem somente de nós para resolver, mas no que depende de nós, estamos unidos: assistimos s uma série juntos, jogamos, montamos quebra-cabeça, ela adora ajudar na cozinha. No aniversário do meu marido ela quis fazer o bolo. Então, são essas coisas que observamos e vemos que ela está no caminho certo. Vemos tantas coisas ruins que estão acontecendo por aí e tem sido um momento que realmente nos encontramos. Não vou dizer que todos os dias, 24 horas, são as mil maravilhas. Não, tem o dia que você já está cansada, você está nervosa, está triste, angustiada, mas isso passa. É um momento realmente de partilhar, de dividir, nos ajudar uns aos outros com todos os sentidos e todas as necessidades, está todo mundo precisando um do outro, acabamos contribuindo quando temos diálogo, parceria, precisamos falar o que está precisando o que está fazendo falta.