Por Luciana Lupinacci e Renata Laluna (professoras do 2° EF)

 

Neste trimestre, em Ciências da Natureza, o 2.º ano teve como objeto de estudo as propriedades dos materiais. O Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (OAD) abordado foi “descrever diferentes materiais, como metais, plásticos, madeira, vidro em produtos naturais e industrializados presentes no cotidiano, comparando-os quanto à origem e propriedades”.

No ensino de Ciências da Natureza no Colégio São Luís entendemos como fundamental introduzir nos alunos os procedimentos da investigação científica e incentivar que os estudantes construam argumentos baseados em evidências. Dessa forma, durante o planejamento das atividades a serem desenvolvidas na perspectiva de ensino investigativo, visamos envolver os alunos em problemas que os desafiem a refletir sobre algo do cotidiano, levantarem e testarem suas hipóteses, formulando explicações com base no que foi observado para, então, discutirem entre pares, com a mediação da professora, e juntos sistematizarem o que foi descoberto.

Dentro da unidade temática “Propriedades dos Materiais”, o estudo foi iniciado com a seleção de um objeto por cada um dos alunos para que, em aula, junto com os colegas, pudessem analisar as características deste objeto. Na sequência, os alunos fizeram a leitura do poema “Frankenstein Brasileiro” e foram incentivados a criar o seu próprio Frankenstein usando materiais e objetos que tinham em casa. Cada criança postou sua criação no mural Padlet. A criatividade na produção nos surpreendeu muito!

https://padlet.com/2ano1/c2470yy9lcqew4tr

 

As produções foram partilhadas em aula de forma que cada aluno justificou a seleção dos seus objetos e materiais para construção.

Parte do trabalho foi integrado a História e Geografia, pois os alunos estavam estudando sobre a cadeia produtiva do algodão. Foi promovido um encontro com a estilista Emannuelle Junqueira em que ela respondeu às principais curiosidades dos estudantes sobre seu trabalho, incluindo os objetos e materiais necessários para confecção de roupas.

 

Dando continuidade ao trabalho, iniciamos as investigações sobre as propriedades dos materiais. Os estudantes investigaram sobre a permeabilidade, transparência e resistência. Para cada propriedade, seguimos as etapas do ensino investigativo, como citado anteriormente. Para a realização das experiências, selecionamos materiais fáceis de serem encontrados e manuseados em casa.

“A experimentação como investigação, mesmo que seja em suas formas mais simples, pode apresentar oportunidades de trabalhar tanto as ‘ferramentas’ como os ‘brinquedos’ necessários ao desenvolvimento dos alunos.” (ABIB, 2019, p.93)

A primeira propriedade foi a permeabilidade, em que os estudantes molharam diferentes materiais para observar o que acontecia.

Na sequência, os estudantes investigaram a transparência usando uma lanterna no quarto escuro para ver quais objetos faziam sombras.

Na investigação sobre resistência, os alunos relembraram a história “Os três porquinhos” e discutiram como cada construção da casinha reagiu ao vento provocado pelo sopro do lobo. Os alunos então foram incentivados a construírem casinhas usando diferentes materiais e brincarem de ser o lobo, assoprarem e registrarem suas observações para partilhar com a turma.

Para finalizar o estudo desta unidade temática, cada estudante gravou um vídeo em que apresentava um objeto, descrevia os materiais de que ele era feito e analisava as propriedades deste material.

https://youtu.be/xYyvoq6fbHs

Ao planejar atividades, nos direcionamos pelas Competências Gerais do Colégio São Luís. No desenvolvimento do OAD proposto para este trimestre, enfatizamos as competências comunicativa, lógico-analítica e cultura digital. Comunicativa, pois os alunos acessaram conteúdos, construíram conhecimentos e se expressaram usando diferentes linguagens, desde construção em 3D até produção de vídeos; lógico-analítica, pois nas atividades os alunos mobilizaram a curiosidade deles e o pensamento crítico para investigar e analisar diferentes problemas propostos fazendo o levantamento de hipóteses e análise das evidências, e a cultura digital, pois a tecnologia possibilitou desde o acesso dos estudantes às informações  até o compartilhamento de suas produções com a turma. Planejar as aulas desta unidade temática foi desafiador e muito rico também, pois envolvia muitas atividades práticas a serem realizadas nas casas dos alunos.

Os estudantes se envolveram muito e as famílias foram muito parceiras. Por isso, agradecemos muito, pois contribuíram de maneira essencial para o sucesso do nosso trabalho.

 

Referências Bibliográficas

ABIB, Maria Lucia Vital. Por que os objetos flutuam? Três versões de diálogos entre as explicações das crianças e as explicações cientificas. In CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2019.

Matriz Curricular do Colégio São Luís.