Registro Acadêmico e reflexões sobre metodologias em tempo de aprendizagem on-line
Por Andrea Notari (professora do Pré I – Educação Infantil)
Como manter o brilho no olhar diante da distância física, imposta neste momento? E como lidar com minhas inquietações?
Eu estava preparada e ansiosa por trabalhar fora da sala de aula, criar atividades para explorar cada pedacinho da nova sede, cada pedacinho de terra. E, de um minuto para o outro, pensar e desenvolver atividades para o mundo digital e virtual, sem o contato físico, sem o toque, sem o abraço… ainda bem que nos resta o olhar, o sorriso, a fala e os gestos, porque sim, os gestos falam….
Explorar e descobrir todos os nossos sentidos, pelos olhos, nos mantendo em vídeos, a audição por meio das histórias e a vontade de fazer pequenas descobertas por meio de jogos virtuais, pensando em cada criança, em toda a turma e em todo Pré I.
Percurso pedagógico: como transformar nosso ambiente escolar, nossas atividades, nossos materiais, nossas falas e nossas paredes em um ambiente digital e virtual sem perder o vínculo com os estudantes e entre os estudantes?
Descobrir o uso de aplicativos, apoiar-me em videoaulas para aprender a criar jogos, adaptar o mundo digital para crianças tão pequenas, desenvolver meios para que as crianças interagissem com o mundo letrado, com as rimas, com a nossa Mascote, tudo isso a distância.
Rodas de leitura – educação literária a distância.
Primeiro desafio: como manter o gosto pela leitura semanalmente, sem a presença física da professora e o encantamento da leitura em voz alta. Selecionar livros, fazer as gravações, as edições… inovar… sim, esta é palavra de ordem! Em uma das semanas, convidamos dois ex-alunos, que estudaram desde o Maternal em 2004, até 2019, quando se formaram no Ensino Médio, para realizarem as leituras aos alunos – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO. Sucesso!
Brincar de rimar, perceber os sons das palavras, criar rimas para as crianças, desenvolver um grande jogo da memória, envolvendo a pergunta “Você troca?”, nas rodas de leitura juntamente com as outras atividades, com imagens das crianças e suas respectivas rimas.
Jogo da memória dos nomes com som, me preocupando com o vínculo de cada professora e sua turma, por isso, o jogo da memória de cada turma tem a voz da sua respectiva professora.
Jogo Trio das rimas, usados nas Rodas de conversa e, posteriormente, para verificação das atividades de rima dos roteiros. E agora está na “Parede virtual – listagens e jogos”, para consulta dos estudantes.
Alfabeto digital, com as mesmas imagens do alfabeto da sala de aula, para que os estudantes possam consultar, mesmo que brincando, o mundo letrado. Jogo interativo, com áudios da professora da turma.
Parede virtual – listagens e jogos ambiente virtual criado para simbolizar as paredes da sala de aula. Post de listagens e jogos para consulta recorrente dos estudantes.
Jogo Qual é o nome do seu colega, com imagens dos colegas de cada turma, vídeo da sua professora explicando como jogar.
A cada semana, um novo desafio e uma nova aprendizagem. Primeiro, reencontrar as crianças virtualmente, vencer os desafios da tecnologia, das telas, dos botões… Em seguida, manter os estudantes ativos, motivados e aprendendo.
Nunca pensei que, em pouco tempo, me reinventaria, como aconteceu nos últimos meses. Por si só, 2020 já era um desafio: nova sede, nova série e nova equipe. Me sinto uma vencedora!!