Por Amanda Macri e Ana Lucia Ravagnani (professoras do 1° ano – Ensino Fundamental I)

 

Durante o período de contingência, em Língua Portuguesa, elaboramos alguns jogos, a fim de que os estudantes desenvolvessem, de maneira lúdica, diferentes estratégias de leitura.

Atividades que envolvam tal habilidade são de extrema importância no processo de alfabetização, pois permitem aos alunos e alunas elaborarem procedimentos de aproximação entre o falado e o escrito, relacionando o que acreditam estar escrito à pauta sonora.

O primeiro material organizado foi o QUIZ DOS BRINQUEDOS. Com o intuito de auxiliar os discentes a perceberem a função social da escrita, propusemos, no roteiro de atividades, a organização dos brinquedos de casa. Em seguida, as crianças deveriam escrever plaquinhas de identificação para cada pertence, contando com o auxílio de um adulto.

Após a execução de tal proposta, deveriam realizar o quiz, quando, ao observar a imagem de um brinquedo, teriam que refletir sobre as letras de cada palavra, a fim de identificar qual delas correspondia à imagem.

 

 

 

 

 

 

 

O segundo material elaborado foi o JOGO DOS ALIMENTOS.

Como, em Ciências da Natureza, um dos focos do trabalho era a alimentação saudável, propusemos, inicialmente, em Língua Portuguesa, a elaboração de uma lista de alimentos, contando com o auxílio de um adulto. Logo após, deveriam realizar os desafios propostos no jogo.

A elaboração de listas de palavras são estratégias fundamentais no processo de alfabetização, pois atuam como modelos estáveis de escrita e, por esse motivo, possibilitam às crianças recorrer a elas sempre que necessário.

PROPOSTAS DESENVOLVIDAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

 

 

 

 

 

 

 

JOGO ELABORADO EM LÍNGUA PORTUGUESA

No jogo, inicialmente, os estudantes deveriam associar a imagem à letra inicial. Em seguida, foi necessário associar as palavras às imagens. Ao final, ao observarem a figura, era necessário refletir sobre a palavra correta.

Em uma de nossas aulas on-line, propusemos outra atividade de leitura, na qual os estudantes, em nível silábico, deveriam identificar a resposta correspondente às adivinhas, que eram lidas pela docente.

Para os estudantes em nível silábico-alfabético e alfabético, a estratégia utilizada foi diferenciada.

O último jogo elaborado foi o PALAVRAS QUE RIMAM.  

No roteiro de estudos da semana, o foco do trabalho eram as cantigas e, em vista disso, investimos na identificação das rimas, bem como na percepção de que, na rima, as palavras terminam da mesma forma.

Acreditamos que os jogos, além de proporcionarem aprendizado às crianças, oportunizam momentos divertidos, sobretudo neste momento de isolamento social.

Além disso, os jogos são recursos que podem ser utilizados também no ensino presencial, por meio dos instrumentos tecnológicos que dispomos na escola: computadores individuais e lousa digital.